quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Citronium é o "REPELENTE" ! E o seu repele ?



A gente acha que no inverno não precisa usar repelente, né...Mas com esse tempo louco mudando sem parar, já notei os pernilongos aparecendo, principalmente com a umidade do ar baixíssima, aparece um monte daqueles mosquitinhos irritantes. Por tanto é melhor se proteger com repelentes e óleos essenciais para conservar a umidade da pele.
Existem várias opções de boa qualidade no mercado, mas que precisam ser aplicados a cada 2 horas.  Que tal experimentar os repelentes orgânicos !?  Sendo orgânicos as crianças e pessoas alérgicas podem usar sem problemas.
 O Citronium da Weleda, por exemplo, diz que você só precisa reaplicar se transpirar muito ou molhar o corpo.  Ele contêm como o próprio nome diz: citronium (Citronela), Andiroba e Nim(Neem).
Outra boa opção são os repelentes da Magia dos Aromas.
óleo essencial de Citronela
Repelentes bons devem conter príncipios ativos como Andiroba, Citronela ou Nim.  Veja o que eles têm:
A andiroba têm seu óleo hidratante, regenerador da pele e protetor solar natural, é uma fonte de vitaminas que protegem a pele.
Suas sementes são usadas há muitos séculos contra picadas venenosas de cobras, escorpiões, abelhas e aranhas. Dão um óleo que não só espanta mosquitos como trata das picadas – além de servir contra vermes, protozoários, artrite, reumatismo, inflamações em geral, infecção renal, hepatite, icterícia, e outras infecções do fígado, dispepsias, fadiga muscular, dores nos pés, resfriados, gripes, febre, tosse, psoríase, sarna, micose, lepra, malária, tétano, herpes e úlceras graves. É adstringente e cicatrizante de efeito rápido, bom para a malinha de primeiros socorros. As folhas e a casca são usadas para fazer um chá que tem poderosa ação diurética e limpa rins e bexiga. É carrapaticida. Parasiticida. Está sendo testado para câncer.

CURIOSIDADES: 
Os índios Mundurukus usavam o óleo de andiroba para mumificar a cabeça dos inimigos. Os Wayãpi e Palikur, entre outros, usam o óleo para remover carrapatos e piolhos. Também funciona como solvente para extrair os corantes vegetais de pintar o corpo. Mas foi o uso medicinal da andiroba que se espalhou por Guatemala, Peru, Colômbia, Panamá, Trinidad, Venezuela, Brasil. O óleo de andiroba bruto tem consistência de banha, tanto que é chamado de azeite na região norte. Seu nome vem do tupy-guarani "andi-roba", gosto amargo, e o cheiro de seu óleo é também acre e perturbador.
Neem (Nim)tem propriedades antivirais, antibacterianas, antifúngicas e anti-parasíticas. O seu óleo é obtido pela prensagem a frio das sementes.
É muito utilizado como inseticida natural contra nematóides, sendo não tóxico para humanos, animais, além de não afetar insetos benéficos.

É um óleo carreador conhecidíssimo por suas propriedades imunoestimulantes, antiinflamatórias e repelentes.
Uma das qualidades da citronela é: o mesmo cheiro que agrada tanto aos humanos é insuportável aos insetos, como moscas e mosquitos, característica que faz dela um repelente natural, além de ecológico, pois espanta os animais ao invés de matá-los.
Segundo a aromaterapia, a citronela também funciona como antidepressivo, anti-séptico, desodorante, tônico e estimulante.
CURIOSIDADES: sobre a citronela
Há quem pergunte se apenas cultivando a citronela no jardim é possível usufruir do poder repelente da planta. A resposta é sim, mas com uma ressalva: para que o resultado seja positivo, é preciso plantar a citronela no caminho percorrido pelo vento, de forma que leve o aroma até o local de onde desejamos manter os mosquitos afastados.

Então meus queridos amigos, com todas essas informações e curiosidade você já pode escolher o seu repelente de qualidade clicando
Um Abraço...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário